Mudar de vida: largar tudo pelos animais

By 03/10/2016 Notícias
Rita Jacobetty no Mais Novos do Que Nunca

“Pedro Rolo Duarte conversa com Rita Jacobetty, consultora de comportamento e bem-estar animal”

O Pedro Rolo Duarte convidou-me para uma conversa no seu programa de rádio Mais Novos do Que Nunca, na Antena 1 e na Antena 3. Num formato de entrevista, todas as semanas conta uma história diferente: “um retrato de uma nova maneira de ver a vida e de viver (…) aproveitando a idade e os impasses da vida para fugir à normalidade”.

Falámos sobre mudar de vida, sobre como se larga tudo e começa de novo, e sobre como se entra no mundo do comportamento animal. E claro, sobre a minha paixão pela proteção animal e o voluntariado – foi fabuloso ter a oportunidade de abordar o tema do abandono numa mensagem de sensibilização sobre o sofrimento que é para um cão ou gato ter de se separar da sua família e de ir viver para uma instituição.

Outro tema que destaco é o da saúde mental dos animais de companhia. Tantas famílias sofrem com os problemas de comportamento dos seus animais porque não os souberam prevenir ou identificar atempadamente. E daí a importância de fazer check-ups regulares e estar consciente do bem-estar emocional dos nossos cães e gatos.

O Pedro desafiou-me para escolher duas músicas e eu dei-lhe referências muito simbólicas para mim: a “Feeling Good“, da Nina Simone, pelo sentimento de mudança e transformação que evoca sempre que a ouço; e uma música do Sting que fala sobre o respeito pelo nosso mundo, pela natureza e todos os seres vivos – “Love Is The Seventh Wave“.

Houve ainda tempo para falar sobre o bem-estar de outros animais mais desprotegidos legalmente como os touros, numa crítica aos humanos que têm o dever de cuidar de todos os animais que partilham este planeta connosco.

Sonhos para o futuro? Trabalhar na proteção animal. Ver um estado mais responsável pelos animais abandonados. Mais políticas de prevenção de abandono e maus-tratos. E abrigos com condições e mais adoções!

Ouçam o episódio no RTP Play e espreitem as outras histórias que valem muito a pena!

Leave a Reply