Quem é a Rita
e que métodos utiliza

Compreender e respeitar os animais

Os meus irmãos mais velhos foram dois gatos, antes de saber andar já tinha aprendido a respeitá-los e antes de conseguir falar já os compreendia.

Foram muitos os gatos e os cães que fizeram parte da minha família e comecei cedo a dedicar-me à protecção animal e ao voluntariado em associações. Desde 2012 que trabalho na área de Shelter Behaviour em abrigo, na avaliação de animais resgatados, reabilitação de cães com problemas de comportamento e acompanhamento na adaptação de cães e gatos às suas novas famílias, e também como consultora na gestão de abrigos nas suas várias valências.

Foi neste contexto que senti necessidade de estudar mais profundamente o comportamento e bem-estar animal, comecei então a fazer formações especializadas e apaixonei-me cada vez mais pelo tema. Fui aceite no programa de formação da Dogs Trust no Reino Unido e desde então que participo em dezenas de cursos e conferências todos os anos para me manter actualizada nesta área científica de tão rápido desenvolvimento.

Tenho especial interesse no trabalho com animais com medos e fobias, e também com problemas de agressividade, o que me levou a frequentar a pós-graduação em Doença Comportamental em Animais de Companhia. Em 2015 fundei o Projecto LADRA, uma iniciativa sem fins-lucrativos que tem como objectivo combater o abandono, a negligência e os maus-tratos animais através da educação e sensibilização para o seu bem-estar e sou também membro voluntário do grupo Dogs of Portugal que actua no abrigo do Cantinho da Milu.

Dedico-me também à investigação científica como membro do CIS-IUL e estou actualmente a desenvolver o meu doutoramento em Psicologia com um projecto pioneiro em Portugal que estuda as relações entre humanos e animais de companhia.

No trabalho com famílias e os seus animais, dedico-me a conhecer as suas relações e a melhorar a sua comunicação. Sejam animais saudáveis ou com problemas de comportamento, o primeiro passo para que partilhem uma casa em harmonia é sempre a compreensão mútua. Esta é a minha missão: ajudar animais e as suas famílias a serem ainda mais felizes.

POSICIONAMENTO ÉTICO

LIMA: Least Intrusive,
Minimally Aversive

Uma abordagem global com métodos científicos e amáveis

Todos os elementos da vida do animal são uma ferramenta para melhorar o seu bem-estar e modificar problemas de comportamento que possam existir.

A minha metodologia passa por analisar e trabalhar o comportamento dos animais mas também a sua saúde, a sua condição física e alimentação, o exercício físico, a estimulação mental e o descanso a que têm acesso, o ambiente que os rodeia e o contexto do seu dia-a-dia, as interacções sociais que têm, o treino que fazem e também a brincadeira, entre tantos outros factores.

O trabalho com os animais implica sempre a participação dos seus tutores, porque os animais não falam mas principalmente porque sabemos que não há nada mais importante na vida de um cão ou de um gato que as suas pessoas, e são quem mais influencia o seu comportamento e o seu bem-estar.

As relações familiares são também muitas vezes a origem de vários problemas na vida dos animais de companhia, ou porque nem todos os humanos com quem vivem têm as mesmas regras, ou porque existe falta de confiança, ou até porque a comunicação entre espécies está a falhar.

O meu trabalho é ser o elo de ligação entre os animais e os seus familiares humanos. Interpretar a comunicação animal, diagnosticar o seu comportamento e bem-estar e recomendar modificações que possam melhorar a convivência entre todos, com respeito pelas necessidades dos animais, mas também pelas possibilidades dos tutores.

A minha fundamentação será sempre científica e apoiada nos mais recentes avanços da psicologia animal, numa abordagem global e amável com base no reforço positivo. Na interacção com os animais procuro ser muito natural, sem os manipular, nem forçar e não castigo nem uso aversivos. Trabalho os comportamentos desejados reforçando-os e os indesejados prevenindo-os e criando alternativas. O objectivo, mais do que mudar comportamentos, é mudar emoções, e transformar um animal ansioso, agressivo, inquieto, medroso ou excitado num animal feliz e tranquilo.

Estou disponível para explicar os meus métodos e fico contente que me perguntem sobre eles porque sei que um bom tutor quer garantir os melhores profissionais para o seu animal.

Também por isso, invisto na formação e certificação das minhas competências por entidades reconhecidas.

Formação académica e contínua

Curso em Treino

Educador Canino e módulos suplementares

Más Que Guau

Curso em Bem-estar Animal

International Training Programme on Animal Welfare

Pós-graduação em Etologia

Doença Comportamental em Animais de Companhia

Doutoramento em Psicologia

Projecto de investigação em Antrozoologia

ISCTE

Certificação em análise comportamental aplicada (ABA)

Behavior Works Certificate

Certificação Fear Free

Fear Free certificado

Cursos, workshops, seminários e conferências

Membro das organizações

IAABC logo

International Association of Animal Behavior Consultants

Shelter Behavior Affiliate

Association of Animal Behavior Professionals

Member

Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento e Bem-estar Animal

Member

Um agradecimento especial ao Duarte, à Marta, ao Miguel e ao Ricardo
pela companhia nesta viagem do comportamento